sexta-feira, 13 de maio de 2011

O JARDIM DOS ROBÔS

Bom, esta animação foi realizada durante a oficina SUCATA ANIMADA em Nova Friburgo, em dezembro do ano passado, uns 15 dias antes da tragédia que se abateu sobre a Região Serrana do Rio.
Foram 4 alunos fixos e uns outros que apareceram por lá.
Foram 5 dias durante o FRICINE Ambiental, Festival de Cinema e Vídeo Ambiental de Nova Friburgo, como o nome da oficina diz, os personagens e os cenários foram todos feitos com sucatas (embalagens plásticas, papelão, tampinhas, caixas, fios, etc.) No primeiro dia apresentei algumas animações em stop motion, que é a técnica que utilizamos na oficina. Depois passamos a organizar as sucatas que o povo levou e em seguida construímos os bonecos.




Daí, partimos para escrever o roteiro, que foi elaborado a partir das dificuldades e facilidades de movimentação dos bonecos.

O Roteiro foi todo escrito em conjunto, cada um dando uma idéia que eu de Diogo Borges íamos ordenando.


Roteiro pronto, partimos para arrumar a sala de aula para se transformar em um set de filmagem.
Conseguimos uma iluminação razoável, e construímos os cenários que seriam necessários para as cenas.
Jardim Secreto

Cidade

Espaçonaves e veículos
É isso aí, a turma se empenhou e ralou muito, nos dias seguintes fotografamos as cenas e os planos.
Usamos uma webcam de 1.3 mb de resolução, um notebook e o software livre SMA - Stop Motion Animator.

Coneguimos fazer uma animação de 7 minutos e uns quebradinhos, enviei para o Festival de Cinema Infantil de Florianópolis e está classificado para a mostra (número 48 da lista).
Enviei também, para o concurso ÁGUA , do CCBB e Animamundi
para isto tive que reduzir o filme para 5 minutos, pois é o tempo limite deste concurso.
Ontem foi o último dia de inscrições e agora é votação popular e muita torcida.

Neste link abaixo, vocês podem assistir e votar no JARDIM DOS ROBÔS
Mas para isso é preciso se cadastrar no site do ANIMAMUNDI

ABRAÇÃO ANIMADO A TODOS

11 comentários:

Elcio Tuiribepi disse...

Fala mulequeeeeeeeee...ficou show de bola...não vejo a hora de começar as oficinas também...
Beijão em todos...

Smareis disse...

Ficou bacana o vídeo, valeu a pena o trabalho, pq o resultado ficou muito bom, Desejo sucesso! Gostei de conhecer seu espaço. Um abraço!

Mariana Reis disse...

Muito obrigada pela ajuda, eu uso o programa Pencil a algum tempinho, mas vou experimentar todos esses outros que você indicou, e adorei sua postagem ensinando a fazer bonecos de stop-motion, eu quero muito ir no Anima Mundi.
Beijos, Mariana.

M. Arte em EVA disse...

Fala Acácio, fiquei sem internet há um tempão !
Mas acabei de postar agora e tô cheio de projetos ! Abraços

Ana Casanova disse...

Olá Cacinho, já estou inscrita no ANIMAMUNDI e claro que já votei no "O JARDIM DOS ROBÔS"!
Acho fantástico o vosso trabalho e fico maravilhada ao ver os videos. Parabéns meu amigo. Um beijinho com muita amizade, Ana.

Eu disse...

Oi Cacinho...
Obrigada por sua visita! Saiba que é sempre bom saber que não fomos esquecidos.rsrs
Adorei a critividade de vocês! DEu até vontade de aprender a fazer essas artes. Vou lá apreciar no link indicado.

Um abraço carinhoso

Mari Amorim disse...

Cacinho,
ficou show!
quando eu crescer vou ser assim !!!kk
Um abraço cheio de boas energias!
Mari

Eu disse...

Oi Cacinho!
Você faz parte da alegria que eu estou sentindo... Por essa razão conto com a sua presença em meu blog, participando do sorteio que será realizado!
Sinta-se carinhosamente abraçado.

Milton Kennedy disse...

Olá Cacinho,
cara, a animação "O jardim dos robôs" ficou muuuuito bacana! E a história é divertida.
Parabéns a toda galera que de alguma forma participou da produção do vídeo.

Ah, e obrigado pelo comentário deixado lá no blog.

Grande abraço

=)

Mariana Reis disse...

Eu votei nessa animação (:

Alice Nascimento disse...

Eu ainda te trago pro maranhão!!!!!
eita cacim,vc está se superando!!!