terça-feira, 19 de abril de 2011

BONECO DE MASSINHA ESCOLAR PARA ANIMAÇÃO STOP MOTION

Bom galera, tem muita gente que me pergunta como eu faço os bonecos de massinha para as minhas animações, então resolvi postar as fotos da construção de um boneco simples para animar.
Não existe um formato único e nem um jeito certo de construir. A gente sempre descobre uma nova maneira, ou mesmo temos dicas de fazer de outras formas.
Mas o básico é mais ou menos dessa forma que vou mostrar aqui.

Depois de pensado como é o seu personagem, faça um desenho de boneco de palito, já no tamanho que você quer o boneco pronto:
Marque com pequenos círculos no desenho onde serão as partes com movimento: ombros, cotovelos, joelhos, etc...
Depois você vai usar arame de artesanato para fazer um esqueletinho do tamanho do seu desenho.

Repare, que o arame é dobrado e trançado, agora, nas partes que você sabe que não são móveis você cobre com massa epoxi. deixando as partes onde você marcou com um círculo o seu desenho só no areme para dar moviemento articulado.

O esqueletinho no final vai ficar parecido com este:

Deixe secar pelo tempo que é pedido na embalagem da massa.
Bom depois que as partes fixas do esqueletinho estiverem secas,  passe para a modelagem da cabeça.
que deve ficar mais leve que o peso do corpo, para não desequilibar seu boneco.
Ficar mais leve não quer dizer que tenha que ser pequena, cabeças de bonecos ficam engraçados quando são grandes.
Então se você colocar muita massinha vai ter uma cabeça pesada demais.
 A solução:


Modele a cabeça primeiro em papel alumínio, eu aproveito e já modelo em cima de um rolinho de plástico de bobina de maquina de calcular, pois garanto um pescoço que vire para os lados. Já marque onde ficarão os olhos, apertando com uma caneta e deixando mais fundo, para depois encaixar a missanga.
Depois cubra com uma pequena casquinha de massinha.

Os olhos de missanga, serão encaixados nos furos que vc já deixou previamente marcados no papel alumínio.
Depois para movimentar os olhos dos personagens você usa um palito, uma agulha ou um alfinete.

Agora cubra com a massinha o esqueletinho para dar forma ao corpo:



Use lenços umedecidos para limpar as mãos sempre que for trocar de massinha para não misturar as cores e assim, sujar menos seu boneco.

Bom, dá pra fazer uma animação pequena, até por que não dá pra exigir muito desses personagens, pois a massinha escolar desmancha e quebra ou racha com muita facilidade.
Por este motivo, eu não gosto de fazer o boneco todo de massinha.
Para melhorar isto cubro geralmente o esqueleto do boneco com espuma, recorto com tesoura  pra ir modelando um corpinho e faço as roupras com tecido, TNT ou qualquer material que cubra o boneco e seja maleável, deixando de fora, a cabeça, as mãos e os pés que são as únicas partes de massinha.
Reparem nas fotos da Oficina que ministrei em São João del Rei ano passado, onde os alunos estão cosntruindo seus personagens:

Galera ralando na confecção dos bonecos

 Reparem na espuma em volta do boneco,
 Depois a fita crepe, ajuda a modelar,
E já vai tomando forma...
Depois você só precisa fazer uma roupa para o persoangem, aqui na oficina usamos  TNT



Olha só como ficou a animação pronta:


 É isso aí.
Agora, quando vou fazer uma animação maior, tenho dado preferência ao uso do emborrachado EVA para cobrir o meu esqueletinho.
Dessa forma fico com um boneco leve e ágil, pois não é preciso ficar alisando a massinha toda hora que se moviementa o personagem.

Já falei sobre o uso do EVA em uma postagem antiga:
http://animadodesenho.blogspot.com/search?q=vantagens+do+eva

Abraços animados
e pra quem quiser mãos na massa

12 comentários:

tossan® disse...

Olá Cacinho, me desculpe, mas o artista não sou eu é você. Fico emocionado com trabalhos assim cheios de vida...Animação! Você é genial! Arte Pura! Forte abraço

Elcio Tuiribepi disse...

Então...o Tossan tem razão....PUTAQUILAMERDA...RSRS
BEIJÃO NA BUNDA, ATÉ SEGUNDA...OU MELHOR...ATÉ QUINTA...RS

Elcio Tuiribepi disse...

CADA UM NO SEU QUADRADO...O TOSSAN É O CARA NA ARTE DA POETOGRAFIA...MAIS UM TERMO QUE INVENTEI...SOU FHODA TUMÉM...RIMOU...KKKKKKKKKK

Alice Nascimento disse...

Um dia te trago pra minha terra!!! Eita Cacinho, já pensou um projeto desse ampliado nas escolas?!

eita!!!!

Mari Amorim disse...

Vou voltar com calma,para aprender.
compartilhar é isso,parabéns!
"Se não houve frutos, valeu a beleza das flores;
se não houve flores, valeu a sombra das folhas;
se não houve folhas, valeu a intenção da semente."
Feliz Páscoa,com boas energias,paz,saúde!
um abraço fraterno,
Mari

Gina disse...

Cacinho,
Vim conhecer seu espaço através do blog do Elcio.
Muito interessante seu trabalho.
Já morei em JF nos anos 80 e guardo ótimas recordações dos amigos.
Comentei com o Elcio sobre meu filho, que é músico. Ele está com um projeto interessante visando unir artes visuais e música.
Se interessar conhecer seu projeto é esse e já existem 8 artistas que publicaram seus trabalhos:
http://www.flickr.com/photos/56896797@N03/5578369613/in/set-72157626257263651/
Para conhecer o trabalho de música e poemetos do meu filho, veja aqui:
www.viniciuscastro.com.br
Um abraço!

Gente de Massinha disse...

Muito legal!!! Vou tentar fazer um esqueleto desses, valeu!!!

Anônimo disse...

ou vc nao e o melhor cacinho eu sou
vc e meio fraco na arte eu que sou o melhor nathan VOLTA REDONDA

Anônimo disse...

123 NATHA VENCEU MAS UMA VEZ..... PERDEU CACINHO
EU SOU O REI DA MASSINHAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Edilene disse...

Fantástico o resultado e a dica para a cabeça ficar mais leve é sensacional! Adorei! Bjs

Anônimo disse...

VC e muito sem noção tama vergonha ns tua cara seu pivete

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ