quinta-feira, 24 de junho de 2010

SUCATA ANIMADA - Oficina de Animação


Cartaz da Oficina de animação stopmotion oferecida pela minha produtora, para festivais de cinema e vídeo, universidades, escolas, clubes, associações e entidades filantrópicas.

SUCATA ANIMADA
OFICINA DE NOÇÕES BÁSICAS DE ANIMAÇÃO STOP MOTION
utilizando materiais recicláveis na confecção de personagens e cenários


A palavra ANIMAÇÃO provém de anima, que em latim significa ALMA ou SOPRO VITAL. Antes de tudo, animar significa dar vida a objetos estáticos. A animação Stop Motion é uma técnica do cinema que consiste na captura de elementos de propriedade física e material em movimentos não contínuos, tendo revolucionado a maneira de fazer cinema. Foi inventada pelo ilusionista francês Georges Meliès, que em 1902 a utilizou no seu filme "A viagem à Lua". A animação Stop Motion é feita a partir de fotografias de objetos quadro a quadro que, ao serem projetadas em uma velocidade superior a 12 quadros por segundo, criam uma impressão de movimento. Os modelos são movimentados e fotografados até que se chegue ao produto final. Até hoje grandes estúdios de cinema ainda utilizam esta técnica em seus longa metragens de animação entre eles o renomado estúdio inglês Dream Works que produziu A FUGA DAS GALINHAS de Peter Lord e Nick Park, o estúdio norte americano Warner Bros com A NOIVA CADÁVER de Tim Burton e ainda o filme da Touchstone Pictures, de propriedade da Walt Disney Company, O ENTRANHO MUNDO DE JACK um filme de animação produzido em 1993, do gênero musical, dirigido por Henry Selick, produzido por Tim Burton e com roteiro de Burton e Michael McDowell.

Objetivos:
Capacitar integrantes das oficinas, introduzindo-os na arte da animação stop motion com utilização de sucatas de pequeno porte para confecção de personagens e cenários, a fim de que as técnicas atribuídas possam ser usadas nas mais diferentes áreas de entretenimento e educação de forma lúdica, estimulando toda e qualquer expressão artística e desenvolvimento da cidadania, através de noções de ecologia e reutilização de materiais alternativos, mostrando assim as várias possibilidades de transformação de embalagens habitualmente destinadas ao lixo e sua utilização por meio de técnicas audiovisuais aplicadas ao projeto, com a produção de um filme de curta metragem em animação, gravado em DVD. O que pode incentivar até a criação de um pólo de produção de animação na cidade, no bairro ou na escola, possibilitando futuramente a ampliação do projeto a outras comunidades .

Público Alvo:
• Alunos de cursos de comunicação, cinema, tv, artes plásticas;
• Professores do ensino fundamental e médio;
• Pessoas interessadas em aprender a técnica e formas alternativas de reaproveitamento de materiais.
• Crianças e adolescentes a partir dos 10 anos em turmas exclusivas;

Informações:
cacinho@agentequefez.com.br

5 comentários:

Elcio Tuiribepi disse...

Maninho...tens razão...aquela postagem poderia estar lá...estou com um livro do Ivan aqui porreta, ele fala sobre as músicas do Chico, sobre as curiosidades na criação delas, conversas entre Chico e Vinicius, Chico e Jobim e um monte de coisas interessantes...
Sorte ai com sua Sucarta Animada...tem tantas professoras pelos blogs...não seria uma má idéia não...
VocÇê mesmo poderia procurar as escolas e mostrar seu trabalho...sei lá...
Beijo no coração e na alma...

Deia disse...

Cacinho, sou muito fã dos trabalhos do TIm Burton. Vou levar seu cartaz para a escoladas meninas - quem sabem rola um samba? Em fotografias quadro a quadro projetadas a uma velocidade superior a 12 quadros por segundo! Um beijo, Deia.

Deia disse...

Oi Cacinho! Boa noite! Encaminhei o link desse post para a escola das meninas. Vamos ver se eles entram em contato! Um beijo, Deia.

Anônimo disse...

É com grande alegria que viemos te convidar, mais uma vez, a participar conosco da blogagem coletiva do mês de Junho, cujo tema é

"O que você faria se, por um dia, se tornasse alguém do sexo oposto?"

A blogagem tem início hoje e vaí até sexta-feira, dia 02 de Julho.
Ficaramos muito felizes em tê-lo conosco novamente!

Beijo grande!

Sanzinha

Mari Amorim disse...

Oi Cacinho,
seria maravilhoso se vc enviasse teu projeto para a secretaria de educação do estado de são paulo,para avaliação seria muito legal os professores da rede em códigos e linguagens,serem capacitados nessa area,em suas oficinas pedagógicas,já que o Serra está levando para a campanha,as capacitações verbais,
Boas energias,
Mari