sexta-feira, 18 de junho de 2010

SARAMAGO



"Como será possível acreditar num Deus criador do Universo, se o mesmo Deus criou a espécie humana? Por outras palavras, a existência do homem, precisamente, é o que prova a inexistência de Deus." (José Saramago)

Caricatura que fiz do grande mestre José Saramago, em 2004..
Hoje ele nos deixa..
não só a poesia está mais triste, mas toda forma de arte.

5 comentários:

Mari Amorim disse...

Cacinho,
que linda homenagem!Cala-se um poeta,nasce mais uma estrela no céu!
Boas energias sempre,
Mari

Deia disse...

Oi Cacinho, linda homenagem. Um dia triste para todos nós. Um beijo, Deia.

Unknown disse...

Boa noite,
bonita homenagem ao Mestre das Letras.
Hoje perdemos um grande Homem, escritor e poeta, a cultura e literatura Portuguesas estão mais pobres, há uma tristeza em mim que não consigo explicar por palavras.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

bruxamarytsha disse...

Verdade, beijocas

Saozita disse...

Olá Cacinho. Gostei de sua homenagem a José Saramago, sem dúvida perdeu-se um grande vulto da cultura Portuguesa, um cidadão do mundo.
Polémico, porque incisivo e acutilante nas opiniões manifestadas em defesa do povo,

"Aqui na Terra a fome continua, a miséria, o luto, e outra vez a fome.",

Opiniões pessoais sobre religião, "Na sua passagem por Roma em 14 de Outubro de 2009, Saramago chamou Joseph Alois Ratzinger, actualmente conhecido como Papa Bento XVI, de "cínico", dizendo que a "(...)insolência reaccionária" da Igreja Católica precisa ser combatida com a "insolência da inteligência viva(...)".

"(...) Não podemos permitir que a verdade seja ofendida todos os dias por supostos representantes de Deus na Terra, os quais, na verdade, só têm interesse no poder(...)"

as criticas a Israel relativamente à opressão aos palestinianos, que agem de forma brutal e cruel, tendo-se esquecido, que os seus antepassados também tinham sido perseguidos.
"(...)o fascismo está a crescer na Europa e mostrou-se convencido de que, nos próximos anos "atacará com força".

Por isso, ressaltou, "temos que nos preparar para enfrentar o ódio e a sede de vingança que os fascistas estão a alimentar".

Por tudo isso amado por muitos, injuriado e odiado por outros. O mérito de Saramago, é sem dúvida reconhecido pelos seus admiradores e pelos seus detractores, como nos foi possível constatar nos diferentes noticiários por este mundo fora.

Á família enlutada as minhas sinceras condolências.

Portugal e o Mundo ficaram mais pobres!

Tenha uma boa semana.
Bj