terça-feira, 10 de fevereiro de 2009


O Som na Animação

Quando a gente assiste uma animação quase sempre fica vidrado nas imagens e acaba não prestando atenção merecida aos sons e barulhos que acontecem na cena. Agora experimente assistir ao mesmo filme sem esse recurso. Fica chato né?
O som é um elemento essencial na obra não só de animação, mas de todo o cinema, tanto no que se refere à linguagem cinematográfica, como através de seus aspectos técnicos.
É quase que instintivo, natural, do homem associar som à imagem e vice-versa. Mesmo os filmes mudos eram passados com pelo menos um pianista no cinema, tocando uma música para acompanhar as imagens. Alguns cinemas maiores tinham orquestras inteiras acompanhando o filme e muitas vezes com partituras originais. Chaplin foi um que sempre se preocupou com a música certa para a ação corrente. Muitas vezes compôs partituras para acompanhar seus filmes.
Mas o som da animação não é só música. Todos os sons terão que ser criados, para que dêem credibilidade à cena. Muitas engenhocas são criadas para que o som pareça natural ou até mesmo exagerado.
Eu tenho um pequeno projeto desde 2006, de um curta de animação com robôs.. o RECICLANDO IDÉIAS - Sucata Animada. Daí, fiz um curta de um robozinho que vem na Terra e planta um pequeno arbusto que começa a dar vida ao planeta de novo. não em fala, só sons, mas poucos sons.
Porém, ainda fiquei com uma outra historia de robozinhos operários num planeta hostil, com um governante (também um robô) autoritário. Essa animação não dei continuidade porque em primeiro lugar ainda não tinha juntado sucatinhas suficientes pra montar o universo que preciso e em segundo lugar não sabia como vou explicar o que está acontecendo sem que os personagens falassem e neste filme eu teria uma cidade de robôs. Tudo isso foi pensado em 2006....
Em 2008 a Disney/Pixar lançaram Wall.E...
Engraçado é que o que faz os humanos voltarem é uma plantinha. Ainda bem que meu curta foi feito antes e pude participar de festivais em 2007...

Pra quem ainda não alugou Wall.E da Pixar/Disney, aluguem e assistam ao extra, onde o engenheiro de som Ben Burtt, comenta sobre os sons criados para esta animação e também faz uma visita aos primeiros efeitos sonoros criados pela Disney. Vale a pena tanto quanto o filme. É uma aula!
Com certeza me ensinou muita coisa...
neste site tem o vídeo do extra:

5 comentários:

Diogo disse...

Som som sombra! Gostei do post! Abç

Elcio Tuiribepi disse...

Fala Cacinho...sumiu do blog...rs...vem quando muleque???
Só no carnaval? beijão em toos aí...e o samba-morena?

Elcio Tuiribepi disse...

Vai no verseiro..rss

Elcio Tuiribepi disse...

Culpa sua...rs...manda mais...avestruz? rs..bjo

Elcio Tuiribepi disse...

VRummmmmmmmmmmmmm...matando aula...por força da correria...rsss...estamos esperando...xurras!!