sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O desafio de animar a realidade


Entrevista a repórter Galciane Fernandes para o site:




Desenho da animação “O Náufrago e a Sereia”

Em um escritório logo no Centro de Juiz de Fora, bonecos e outros modelos enfeitam as prateleiras da sala. Mais próximas ao chão, algumas pastas também compõem o cenário. Todos esses objetos seriam apenas decorativos se não fossem criados ou organizados por um cineasta de animação. Nas mãos do cineasta, desenhista, chargista e caricaturista, Cacinho, 47 anos, os bonecos e modelos viram animações encantadoras e as pastas - próximas também à ilha de edição - escondem exclusividades: centenas de folhas com desenhos feitos à mão e que se transformam, com o tempo, em trabalhos premiados na cidade e em outros estados.
Cacinho já perdeu a conta de quando começou a paixão pela animação: "Desde pequeno eu desenho. Em 2005, comecei o curso de Tecnologia de Cinema e TV e logo no início do curso já participava com trabalhos para festivais da faculdade e outros". Atualmente, o cineasta também se dedica a fazer caricaturas e charges: "Continuo fazendo outros trabalhos porque só animação é complicado. É um processo mais demorado. O curta "A História de João das Alfaces" (2007) para a Embrapa, por exemplo, durou 10 meses, então toma todo um tempo". Mas apesar do trabalho demorado e cuidadoso, o resultado começa a render os primeiros frutos: a animação foi premiada em 2008 como melhor filme pelo I Festival de Cinema On-Line (Sorocaba/SP) e ainda recebeu Homenagem Especial pela Mensagem Educativa no Festival de vídeo e mostra de Cinema de Guaíba/RS.
A animação "A História de João das Alfaces" tem duração de 15 minutos e conta também com o trabalho de outros profissionais. O curta é baseado no livro de autoria das pesquisadoras Adriana Maria de Aquino e Maria Cristina Prata Neves e apresenta o "Seu João": um produtor rural que só planta alfaces e, por isso, o que acaba colhendo são prejuízos por conta das pragas que atacam a plantação. "Seu João" acaba utilizando agrotóxicos sem proteção e fica doente. Mas aprendendo com os erros, vai procurar a ajuda técnica da Embrapa. Além das animações premiadas (ver lista abaixo*), Cacinho também conta da expectativa para a eleição Porta Curtas Petrobrás de animações eróticas com o curta "O Náufrago e a Sereia". A história se resume em um náufrago que, na esperança de pescar um peixe, acaba fisgando uma sereia, que vai lhe dar muito mais do que prazer. A animação para adultos está disponível no site Porta curtas Petrobrás.
Para 2009, Cacinho revela um novo projeto: a animação "Capitão Caio - O pirata". A história é adaptada do conto homônimo de seu irmão, Edu Turibe. "É um garotinho que se julga um pirata porque está de castigo no escritório do pai, ai fica brincando com um barquinho feito de jornal e se vê um pirata ali. Vou fazer em 2D. Quando ele se ver como um pirata aí vai ser de massinha. Vou tentar uma lei de Incentivo para a realização do projeto", conta. Para o cineasta, a animação é um sonho porque tudo pode se realizar ali e completa: " E o principal desafio é vencer a preguiça de desenhar. A animação "O Náufrago e a Sereia", por exemplo, demorei uns 10 dias desenhando e, depois, ainda fui colorir no Photoshop". Mas mesmo com tantas horas, dias e até meses de trabalho, esses artistas acreditam que a animação é uma eficiente e criativa forma de comunicação. Para a universitária Melina Abranches, funciona até como uma excelente alternativa dentro do mercado publicitário. Tanto que a universitária acabou de ganhar o primeiro lugar no I Festival Publicitário Meio Minuto do CES/JF com o comercial da Associação dos Cegos de Juiz de Fora
Segundo Melina, a idéia do vídeo surgiu no 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da Universo, na disciplina Oficina de criação, ministrada pela professora Flávia Lima. " Nosso trabalho era desenvolver um vídeo institucional para uma entidade filantrópica de nossa escolha. Então, depois de pesquisarmos várias entidades, optei pela Associação dos Cegos de JF, visto que a entidade não possuía nenhum meio de divulgação audiovisual", conta. A opção pela animação surgiu com o interesse pelas técnicas. "E também pela forma de abordagem que a técnica oferece ao assunto, pois o comercial trata da questão de inclusão de deficientes visuais na sociedade. Então, o comercial quando feito em animação, além de apresentar o assunto de forma mais suave, também faz da abordagem de um tema sério, um momento interessante e agradável, mas que de forma alguma influência na importância com que o assunto deve ser tratado", explica.
Melina (foto à direita, de detalhe rosa) ressalta que o trabalho foi desenvolvido, aproximadamente, em uns três meses, desde a elaboração do roteiro, a fabricação do cenário e dos bonecos, até a finalização. O vídeo para a Associação dos Cegos foi produzido através da técnica de animação quadro a quadro, também conhecida como Stop motion. Melina explica que trata-se de uma técnica de animação onde são utilizados modelos e cenários reais, construídos com diversos materiais. "Desta forma, o animador vai fotografando e, entre uma foto e outra, vai, gradativamente, mudando a posição dos bonecos, criando, assim, uma seqüência que depois de projetada numa quantidade "x" de quadros por segundo passa a ilusão de movimento", ressalta. E não é que também nesse mundo de animações, os próprios artistas acabam trocando experiências e trabalhos: o comercial foi praticamente todo desenvolvido por Melina Abranches, sob a orientação da professora Flávia Lima (foto acima, de detalhe vermelho), mas a edição e a sonorização foram feitas pelo cineasta de animação Cacinho. Já a locução ficou por conta do locutor da Rádio Itatiaia, Joy.
Trabalhos premiados
A História de João das Alfaces - Animação - 2007 - 15'- Roteiro, Direção e Arte- Melhor filme - WEB Cine Banana - I Festival de Cinema On-Line, Sorocaba/SP - 2008;- Homenagem Especial pela Mensagem Educativa - Festival de vídeo e mostra de Cinema de Guaíba/RS - 2008.
Samba Morena - Animação - 2008 - 3'- Roteiro, Direção e Arte- Selecionado no concurso do Conexão VIVO para fazer parte do DVD a ser lançado em 2008;- 2º colocado no III ANIMASERRA - Teresópolis/RJ - 2008.
Reciclando Idéias - Animação - 2007 - 3' - Roteiro, Direção, Arte e Edição-Melhor Animação - Festival de vídeo e mostra de Cinema de Guaíba/RS - 2007- Seleção Oficial da Mostra Internacional de Cinema e vídeo ambiental de Nova Friburgo/RJ - 2007;-5º colocado - II ANIMASSERRA - Teresópolis/RJ - 2007.
Viagem à Lua - Animação - 2006 - 2' 27" - Roteiro, Direção, Arte- 3º colocado nos Festivais II ANIMASERRA, em Teresópolis e Primeiro Plano em Juiz de Fora, ambos em 2007;-
Onde Está o Barulho - Ficção - 2006 - Trabalho Acadêmico - Roteiro, Direção e Edição;- Melhor vídeo de Juiz Fora no YouTube (acessa.com).
A Volta do Trem das Onze - Animação - 2005 - 5' - Vídeo Clipe para Tom Zé - Roteiro, Direção e Arte- 2º colocado no concurso nacional da gravadora Trama - vídeo clipe oficial da música de Tom Zé - 2005;- Melhor Direção de Arte - II Universo Olhar Digital - Juiz de Fora, 2006.
Alberico Procura - Animação - 2005 - 5' - Trabalho Acadêmico - roteiro e direção de arte- Melhor Roteiro - II Universo Olhar Digital - Juiz de Fora, 2006;- Menção Especial - II Festival Curta Três Rios - 2006
Adivinha dos Peixes - Animação - 2005 - 3' - Vídeo Clipe para Paulo Bi - Roteiro, Direção e Arte- Melhor Filme - II Universo Olhar Digital - Juiz de Fora, 2006;- 3º colocado I ANIMASERRRA - Teresópolis, 2006

4 comentários:

Cadinho RoCo disse...

Parabéns por tantas premiações e por trabalhar com esta arte que não é pra qualquer um.
Cadinho RoCo

Jamila Zgiet disse...

:)
:*

Unknown disse...

Adoro passear pelo teu espaço, e ficar me deleitando com essas maravilhas que você posta.
Obrigada amigo.

Um suave e alegre bater de asas.

Diogo disse...

Em breve teremos mais uma animação! hehehe