terça-feira, 9 de setembro de 2008

VANTAGENS DO EVA NA CONFECÇÃO DE PERSONAGENS



A animação Stop motion é sempre confundida, de modo errado, com animação de massinha. Na maioria das vezes, a massinha é usada apenas para se fazer um molde e os personagens são feitos de borracha de silicone.
A vantagem, na animação stop motion, é que a busca por materiais a serem utilizados praticamente não se esgota. Você pode utilizar de tudo. Plástico, espuma, arame, sucatas, emborrachado, pano, papel... Pense em alguma coisa, qualquer material, com certeza deve dar pra usar na animação.
Nas minhas últimas animações usei o material conhecido como EVA, Etil Vinil Acetato. Outra vantagem é que você não precisa esperar de um dia para o outro a massa de borracha de silicone secar dentro do molde. O boneco de EVA fica pronto na hora.
A confecção é bem parecida você faz o esqueletinho de arame e depois monta o boneco em cima, o que garante o movimento.
Além da flexibilidade o EVA possui uma gama variada de cores, é bem leve o que garante um bom equilíbrio e o boneco já sai nas cores que você precisa.
Desde a primeira animação stop motion que fiz, usei o Eva, o carrinho e várias partes do cenário de Alberico Procura são desse material.



Depois foi o Adivinha dos Peixes eu tinha confeccionado primeiramente com massinha escolar, mas vi que a cada movimento eu tinha que modelar alguma coisa de novo, então, resolvi encapar os bonecos com o Eva. E o resultado foi muito satisfatório.




Meu último trabalho stop motion com emborrachado EVA foi o Samba Morena. Neste contei com a ajuda do artesão Marcos Alexandre, que é meu primo, e fizemos os bonecos do clipe. Um desafio que tínhamos era fazer com que os olhos se mexessem, já no boneco e não digitalmente, então foram utilizado miçangas coladas por dentro da cabeça dos personagens. Outra vantagem é que por ser um material bem leve, colamos imãs de geladeira nos pés dos bonecos e usamos um cenário que tinha o chão de metal. A animação foi classificada para o concurso da Vivo e vai fazer parte do DVD contendo 12 videoclipes animados.



Meu próximo passo será aliar o EVA ao esqueleto de Ball joint que meu amigo Fernando confecciona muito bem. Abaixo um teste com uma armadura que ele fez.




Bom é isso.
Estou com o roteiro nas mãos
Falta a verba... pois vai ser uma animação grande, vou trabalhar técnicas mistas de 2d e stop motion. Talvez ano que vem dê pra começar...
Agora no final do ano os festivais vão pipocando..
Esta próxima semana estarei em Sabará, defendendo meus filmes VIAGEM A LUA e RECICLANDO IDÉIAS.

Abraços

2 comentários:

Jamila Zgiet disse...

senti que rolou uma exploração da oportunidade pra mostrar o portifólio. rs
brincadeeeira... querido!
beijos!

fernando osório da cruz reis disse...

A primeira animação sua que ví foi a do seu joão das alfaces,achei o cenário muito bem feito e quando me falou que usou EVA na maioria das coisa ali,eu disse um palavrão...(censurado) show cacinho,imaginei tantos outros matériais e era EVA,
ele reúne uma infinidades de vantagens como:facilidade de encontrar,de trabalhar,confeccionar,variedades de cores,leveza,preço,isso so pra citar algumas
lembrando que cinema é magia,quantas mágicas da pra fazer com esse material?
é so assistirem as animações de meu amigo cacinho e verão do que o EVA é capaz!
abração!!!!!!!!!