domingo, 2 de março de 2008

BRINCANDO COM O COTIDIANO - MATÉRIA DO JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 02/03/08

Acácio Alves Pinto Júnior (Cacinho),46 anos, cineasta de animação
foto: DIOGO ALBINO

Conhecido como Cacinho, esse cineasta, desenhista, ilustrador, chargista, caricaturista e ‘metido a cozinheiro’ - como ele se define - veio de Barra do Piraí (RJ) para Juiz de Fora há quatro anos, para fazer faculdade de artes na UFJF. Não passou no vestibular - segundo ele, por causa da prova discursiva de física -, mas descobriu na cidade um curso de tecnólogo em cinema, acabou fixando residência por aqui e se apaixonando pela sétima arte. Atualmente, ele desenvolve curtas de animação, orienta cursos de stop motion e colhe bons resultados de seus trabalhos, como o prêmio Trama Universitário, em 2005, por um videoclipe feito para o músico Tom Zé, o terceiro lugar o Animaserra 2007, com a animação “Viagem à lua”, e o primeiro lugar no VI Festival de Vídeo Estudantil - Mostra de Cinema de Guaíba (RS), com o curta “Reciclando idéias”.
Além dos prêmios, Cacinho conta com orgulho que suas produções “Viagem à lua” e “Adivinha dos peixes” estão sendo exibidas na TV Rá-Tim-Bum (canal infantil por assinatura). Em abril, ele deve lançar “A história de João das alfaces”, animação em stop motion feita para a Embrapa, e já pensa no próximo projeto: a adaptação de um conto, de autoria de seu irmão Eduardo, sobre as aventuras imaginárias de um menino de castigo no escritório do pai. Cacinho ressalta que, em seus trabalhos, costuma explorar comicidade e cotidiano e, de uns tempos para cá, vem exercendo o hobby de juntar pequenas sucatas para utilizar como cenário e personagens de suas obras.
Nas horas de lazer, o animador gosta de ir a barzinhos e está sempre ligado nas atrações culturais do Mezcla e do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). Mas Cacinho também tem o hábito de ler sobre história, política e aventura e ouvir música popular brasileira, com ênfase no repertório de João Bosco e Chico Buarque. Na TV, além de desenhos - é claro! - ele gosta de assistir filmes, jornais, programas de culinária e novelas das sete. “Geralmente, são bem engraçadas”, justifica-se. Outro hobby que ele destaca é a arte de cozinhar.
DVD“Ana Carolina e Seu Jorge: Ao vivo”, da Sony/BMG “É um dos meus DVDs preferidos pelo primor técnico, sem falar nas músicas maravilhosas.”
ShowLúdica Música!“Com um repertório bem diferente e de qualidade, eles apresentam um espetáculo para se ver e ouvir. O nome da banda já diz tudo.”
CD“Cantoria I”, lançado em 1984 pela Kuarup“Um álbum que reúne Elomar, Xangai, Geraldo Azevedo e Vital Farias. Só ‘musicão’. Difícil alguém ouvir e não gostar.”
Livro“O senhor dos anéis”, de J.R.R. TolkienA trilogia apresenta um universo diegético fantástico, com muita história envolvendo política, sem falar nas aventuras.”
Filme“Ratatouille”, dos estúdios Walt Disney e Pixar “É um filme que reúne duas coisas que eu adoro: animação e culinária.”
Frase“Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil, não vai fazer deste lugar um bom país.” “Trecho da música ‘Notícias do Brasil’, de Milton Nascimento e Fernando Brant, que nos remete à questão social brasileira. Não dá para esperar as coisas acontecerem, temos que ir a luta.”

(Caderno Dois - coluna "Vale a Pena")

Um comentário:

Jamila Zgiet disse...

Companheiroooo, que chiquérrimooo!
Adorei a foto!
E imaginei que iam colocar mais falas suas... humpf...
mas ficou ótimo!
Parabéns!!!!
=]
=*